logomarca-dr.fabio-de-nazare
contato-topo
barra-vert
Informações ao paciente - neurologia - fábio-nazaré

Saiba o qué:


Bloqueio Neuromuscular com Toxina Botulínica Tipo A (TBA)

A TBA é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que atua na junção neuromuscular, promovendo um bloqueio nervoso pré-sináptico por inibição da liberação de acetilcolina (ACh) na placa motora, após ser aplicada diretamente no músculo hiperativo. A TBA é uma proteína formada por cadeias de polipeptídeos, cujo modo de ação é caracterizado por processo de ligação nas terminações nervosas periféricas, internalização e ação lítica sobre as proteínas que participam do processo de liberação da ACh na fenda sináptica.

Entre os benefícios do tratamento com TBA devemos ressaltar a melhora das atividades funcionais (marcha, movimentação voluntária e transferências), Diminuição da dor, Maior facilidade no uso de órteses, Prevenção de contraturas, Melhora da higiene e Diminuição na freqüência e gravidade de espasmos musculares.

Oferecemos tratamento especializado com aplicação de TBA para pacientes com distonia (contrações involuntárias de músculos); espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva comum em pessoas com paralisia cerebral, esclerose múltipla e vítimas de traumas e AVC), blefaroespasmo e espasmo hemifacial


voltar ao topo

Fisioterapia e a utilização da toxina botulínica.

Para um melhor resultado do bloqueio neuroquímico é importante que o paciente esteja inserido num programa de reabilitação. A aplicação deve ser realizada com objetivos pré-estabelecidos em conjunto com o fisioterapeuta, que conhece as metas a serem atingidas com cada paciente. Depois do procedimento é indispensável a utilização correta de técnicas de facilitação muscular, sejam manuais ou através de aparelhos como o FES, treino da seletividade dos movimentos associada a força muscular e exercícios funcionais para reabilitação

Os objetivos a serem atingidos, obviamente, podem variar de paciente para paciente, pois cada caso é um caso. No entanto, de maneira generalizada, podemos afirma que os objetivos são Aumentar a amplitude de movimento; Melhorar a função; Promover o ganho de força, coordenação e outros componentes do desempenho motor, indispensáveis ao processo de reabilitação.

2010 - Dr. Fábio Nazaré - Todos os direitos reservados.
Design e Desenvolvimento MagicSite - Internet Solutions

fone-rodape